sábado, 23 de outubro de 2010

Plataforma Itaipu de energias renováveis - Veículo Elétrico e Hidrogênio

No dia 06 de outubro de 2010, a turma 231 do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, visitou a Usina Hidrelétrica de Itaipu, tendo como objetivo dar complemento aos estudos já realizados em sala de aula. Dentre as diversas coisas observadas, estavam os veículos elétricos e o Projeto Hidrogênio.

Na Usina existe um projeto que visa utilizar veículos elétricos para a locomoção dentro da mesma, que é muito grande. Esse projeto foi desenvolvido junto com a FIAT e a KWO, que é uma empresa Suíça de geração de energia. A FIAT é responsável pela parte mecânica dos veículos, já a KWO ajudou a planejar mais a parte elétrica.

Já foram montadas 50 unidades desses veículos, mas apenas 20 estão em funcionamento dentro da empresa. O carro consiste num modelo Palio Weekend, contendo um motor elétrico Assíncrono Trifásico (motor de indução) com 37,8 CV de potência, podendo atingir a velocidade máxima de 110 Km/h. Além do diferente tipo de motor que não produz quase nenhum ruído, o veículo elétrico também difere em relação ao câmbio, possuindo apenas três marchas.

Para um carro deste tipo ser movimentado, ele necessita de baterias que lhe forneçam energia. A bateria utilizada é do tipo sódio-níquel-cloro, dando uma autonomia de 100 Km ao veículo. Ela pode ser recarregada em qualquer tomada 110-220 V/50-60Hz, que é comum a qualquer residência. Esse tipo de bateria não “vicia”, permitindo deixar o carro carregando a qualquer momento, sem causar danos à vida útil da bateria, sendo esse tempo de recarga de oito horas. Além disso, ela é muito leve, pesando apenas 165 Kg, sendo três vezes mais leve do que uma bateria chumbo-ácido que contém a mesma capacidade de armazenamento de energia.

Também está sendo planejado um projeto para a utilização de Hidrogênio como fonte de energia de veículos na Itaipu. Como é o elemento mais abundante no universo, e sua utilização não traz malefícios ao meio ambiente, tornou-se viável o pensamento de também utilizá-lo. Ele pode ser usado como combustível veicular, podendo reagir com o oxigênio gerando energia que move o motor elétrico do carro, ou até na forma de um motor a combustão interna, onde ele faz o mesmo “papel” que a gasolina ou o diesel fazem, produzindo apenas vapor d’água como produto.

Obter o Hidrogênio não é uma tarefa fácil, sendo algo muito caro para se fazer. Essa obtenção pode ser feita de várias formas, porém a que a Itaipu irá utilizar será a eletrólise da água, que é uma reação eletroquímica que permite quebrar a molécula da água obtendo gás hidrogênio e gás oxigênio.

Esses dois projetos citados acima são o reflexo da mentalidade do homem na atualidade, que está tentando buscar novas formas de energias limpas e que sejam economicamente viáveis, podendo substituir os combustíveis fósseis que um dia vão acabar. Se for analisar, o veículo elétrico poderia ser uma solução muito boa, porém o alto tempo de recarga, a baixa autonomia e o alto custo impedem que esse tipo de carro se dissemine pela população. O hidrogênio também é uma fonte muito boa, porém o alto custo de obtenção e armazenamento também impedem a sua utilização em larga escala.

A visita foi muito importante, pois observamos que projetos como esses são muito bons para o meio ambiente, apesar de seu preço, além disso, aprofundamos nossos conhecimentos sobre o assunto.